- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Destaque do blog
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Em tradução literal, skincare significa cuidados com a pele
em língua inglesa. O termo vem ganhando cada vez mais destaque em nossa
sociedade, sobretudo no Brasil, já que estamos mais preocupados e conscientes
acerca da saúde do rosto.
Quais são as etapas do skincare?
Isto é bem relativo, pois pode variar de acordo com a cultura, o gênero e diversos outros fatores influenciadores. Mas, você que está querendo um norte para começar a cuidar melhor da curtis, aqui vão alguns passos importantes:
- 1) Lavar o rosto – esta pode ser considerada a etapa mais importante do skincare, uma vez que se trata da limpeza da pele e que será a base para os outros procedimentos. Escolha um sabonete próprio para a face e adequado ao seu tipo de pele.
- 2) Hidratar a face – sim, após concluir a higienização da derme, você deve hidratá-la para não ressecar ou causar o efeito rebote (ler a explicação abaixo).
- 3) Proteger a pele – outro passo importante em nossa rotina de cuidados faciais é a aplicação de protetor solar. O FPS mínimo indicado pelos médicos é o 30, mas eu sempre prefiro o de 50 ou 60. Passar protetor no rosto evita o aparecimento de manchas, melasmas e dos temidos cânceres de pele (carcinomase melanoma).
Maquiagem: se for passar maquiagem no rosto, optem por aquelas que trazem em sua fórmula proteção solar e ingredientes que hidratam e/ou controlam a oleosidade da pele.
À noite: no período noturno é comum trocar o hidratante e o bloqueador solar por dermocosméticos que tratam a pele. Existem os que prometem clarear as manchas, os que ajudam a reduzir rugas e linhas de expressão e muitos outros.
Semanal: a esfoliação é uma tarefa que não é realizada todos os dias, mas que traz resultados imediatos e a longo prazo. Esfoliar a pele remove as células mortas, estimula a renovação celular, colabora na diminuição do sebo, dos cravos e das espinhas. Também é muito indicado para tratar manchas, rugas e cicatrizes do tecido cutâneo.
O que é efeito rebote?
Quando limpamos a pele, nosso organismo entende que deve produzir mais sebo para protegê-la, fazendo aumentar a oleosidade dela. O hidratante vai justamente impedir isso ao “enganar” nosso corpo.
Mas eu tenho pele oleosa, o hidratante não vai
piorar o quadro ou causar mais espinhas? A resposta é não. Muito pelo
contrário, aplicar hidratante no rosto todos os dias após a limpeza vai
minimizar o surgimento de cravos e acnes.